Ciclofaixa provoca mudanças viárias em Mauá neste domingo

terça-feira, 27 de maio de 2014 19:57

 

Tiago Oliveira

Avenida Barão de Mauá, uma das principais vias da cidade, ganha ciclofaixa neste domingo (Foto: Evandro Oliveira/PMM)

Motoristas de Mauá devem ficar atentos a mudanças viárias que ocorrerão neste domingo (1º de junho), no primeiro dia de funcionamento da ciclofaixa de lazer.

Um trecho de 12 quilômetros da avenida Barão de Mauá será dedicado para uso de ciclistas, das 7h às 16h. Os motoristas poderão utilizar a via somente na faixa da direita.

“A circulação de veículos se dará pela faixa de rolamento que hoje é exclusiva de ônibus. Toda a faixa de rolamento da direita será para os automóveis”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque.

O estacionamento de carros será proibido em toda a extensão da Barão de Mauá no período de funcionamento da ciclofaixa.

A faixa dedicada às bicicletas terá início na Praça da Bíblia e seguirá pela avenida Barão de Mauá até o Parque da Gruta Santa Luzia.

Essas mudanças estarão presentes em todos os domingos pelos próximos 12 meses, período em que a ciclofaixa de lazer estará em atividade em Mauá.

Parceria 
Os detalhes sobre a ciclofaixa de lazer em Mauá foram apresentados nesta terça-feira (27) pela prefeitura. O RD antecipou a novidade no dia 13 de maio.

A medida é uma parceria entre administração municipal, governo do Estado e Federação Paulista de Ciclismo.

Mauá é a segunda cidade da região a contar com a parceria. Em Diadema, o serviço começou em dezembro do ano passado. A secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, não vai levar a ciclofaixa a outros municípios do ABC.

Todos os domingos serão disponibilizadas 100 bicicletas para empréstimo. O ciclista apresentará RG ou CPF no ponto de partida da ciclofaixa – a praça da Bíblia -, e terá o direito a ficar com a bike durante uma hora.

Escola de bike

Quem não sabe andar de bicicleta terá a oportunidade de aprender a pedalar. A parceria que resultou na implantação da ciclofaixa em Mauá prevê também o funcionamento de uma Escola de Ciclismo.

As aulas são gratuitas e vão acontecer no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (no Paço), a partir do dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O curso rápido é voltado para maiores de 7 anos.

Para participar das aulas, basta se dirigir ao local munido de um documento com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais.

Outros locais
De acordo com o prefeito de Mauá, outras vias da cidade podem também ganhar ciclofaixas de lazer. A expansão, no entanto, não tem ainda data para acontecer.

“Eu gostaria de poder avançar em todo o traçado da avenida Itapark, que é muito próximo da Barão de Mauá. A ideia é depois agregarmos também outros espaços, como a avenida Papa João XXIII, que tem cerca de 7 quilômetros de extensão”, afirma Donisete Braga.

Museu

A partir do dia 1º de junho o Museu Barão de Mauá vai passar a funcionar também aos domingos. A ideia é aproveitar o movimento dos ciclistas que utilizarão a ciclofaixa para atrair visitantes ao espaço. O horário de funcionamento será das 10h às 16h.

Aos sábados o horário é o mesmo: Entre 10h e 16h. De segunda a sexta-feira o museu abre das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Fonte: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/462699/ciclofaixa-provoca-mudancas-viarias-em-maua-neste-domingo/?utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=Ciclofaixa+provoca+mudan%C3%A7as+vi%C3%A1rias+em+Mau%C3%A1+neste+domingo&utm_campaign=20140528_m120662495_Ciclofaixa+provoca+mudan%C3%A7as+vi%C3%A1rias+em+Mau%C3%A1+neste+domingo&utm_term=Imagens_aspx_3Fimg_3Dd6b860ca7e_jpg_26pasta_3Ddestaques_26largura_3D200

Anúncios

25 respostas em “Ciclofaixa provoca mudanças viárias em Mauá neste domingo

  1. foi um caos para quem veio a cidade de carro como eu, saído de SBC pra visitar meus pais. o que contuma ser ruim virou um congestionamento monstro, até mesmo quem conhece as alternativas se ferrou!. conseguiram fechar a entrada do Jd. Miranda “um absurdo ao meu ver” o que me obrigou a pegar mais um km de congestionamento para conversão. Onde esta a duplicação da Av. Barão de Mauá? ai sim seria totalmente a favor de uma ciclo faixa todos os dias. isso ai só vai empatar quem vem de fora como eu, e sei que são muitos. só posso lamentar!.

  2. Boa tarde Bicicletada ABC.

    Relato:
    Fui na inauguração da 1º Ciclofaixa de Lazer de Mauá-SP.
    Muito legal, a sinalização horizontal (pintura, faixa vermelha, informações, horário de funcionamento…) está boa, a sinalização vertical (placas, bandeiras…) não avistei no dia!

    Trata-se na verdade de 6.000m de ciclofaixa de lazer na Av. Barão de Mauá, onde o poder público contabiliza a soma da ida + volta (12.000m). Quanto ao trajeto é interessante sim (centro>>>bairro) por uma das artérias principais da cidade de Mauá-SP. O menino acima tem propriedade em algumas frases pois medindo a largura da Av. Barão de Mauá é possível colocar uma ciclovia permanente mais estreita e 2 faixas de rolagem para veículos (uma questão de inteligência e vontade política) somando 3 faixas de rolagem (1 para bicicletas e 2 para veículos) dando fluidez à todos os modais!

    Link com fotos reais da 1º Ciclofaixa de Lazer de Mauá-SP domingo as 07:00am:

    http://www.joaozinhomenininho.blogspot.com.br/2014/06/ciclofaixa-brasil-maua-av-barao-de-maua.html

    Quanto ao conceito de Lazer citaram que a essa ciclofaixa liga o centro ao bairro e termina no Parque Gruta Santa Luzia. Esse parque é muito bom, simples, limpo e possui a nascente do Rio Tamanduateí limpo e cristalino, também é uma ótima opção de passeio de bicicleta num domingo, sem falar que a entrada é gratuita por enquanto.

    Link com fotos reais e relato do Parque Gruta Santa Luzia:

    http://www.joaozinhomenininho.blogspot.com.br/2002/07/brasil-maua-sp-gruta-santa-luzia-e.html

    Agora a reclamação do menino Marco quanto a divulgação da Ciclofaixa de Lazer no Domingo ela havia sido divulgada Dia 28 de Maio de 2014 no Jornal Diário do Grande ABC no Caderno Setecidades na Página 3 com uma matéria de página inteira praticamente e no site do próprio Jornal Diário do Grande ABC, sem falar nos “OutDoors” espalhados pela cidade de Mauá-SP, agora se a divulgação foi boa ou não, cada tem o direito de pensar e contactar a Prefeitura da Cidade de Mauá. Espero ter sido útil.

    Cicloabraços
    Joãozinho

    • PRA VC FALAR COM TODA ESTA POMPA SÓ PODE SER DO PARTIDO ESTÚPIDO …PORQUE NÃO FOI BENEFÍCIO PRA NINGUÉM…SE QUEREM ANDAR DE BICICLETA MESMO, USEM A AVENIDA QUE VAI PARA O PARQUE NO GUAPITUBA, LÁ TEM POUCO TRANSITO E 3 FAIXAS…AGORA NA BARÃO NÃO DÁ…SÓ UMA PESSOA LOUCA E IGNORANTE QUE PENSA EM SIM PRÓPRIO E NÃO NA POPULAÇÃO PODE USAR A BARÃO…
      RECLAMEI E DEI A SOLUÇÃO…
      AGORA POR FAVOR
      PENSEMMMMMMMM…

    • Colega, me responda onde a gruta Santa Luzia é limpa?? Quando pôde ser usada bicicleta para andar ali.
      Creio que estás desinformado, ou, todas as vezes que tentei entrar nesse lugar, fui impedida pelos raros funcionários que ali possui dizendo que o tráfego de bicicleta é proibido

      • Reportagem como esta é pra tirar o humor de qqr cristão!
        Viver esta realidade infernal então… é pra acabar de vez com o humor e se vtransformar literalmente num zangado

  3. Onde foi tirada a foto da reportagem acima? Gostaria que a foto fosse tirada e publicada no período mais crítico, a partir das 11:00. O trânsito infernal que enfrentamos!
    Gostaria sinceramente de saber de quem foi a ideia “genial” da ciclovia na cidade de Mauá!
    Domingo passado, 08/06, próximo ao Jardim Itapeva, uma criança por volta de 11 anos, saiu da ciclofaixa, e foi para a pista de carros, se não estou atenta, podeiria ter ocorrido um acidente!
    A cidade está lançada a ermo, podemos observar diariamente o descaso com a população em todos os setores (segurança, saúde, educação, lazer).
    Nós, munícipes temos de conviver com o caos semanal do trânsito na avenida Barão de Mauá. É bisonho ver aquela fila indiana “monstra” enquanto a faixa excluviva de ônibus está vazia, sem ônibus algum, posso ver somente alguns corajosos que enfrentam o risco em serem autuados!
    O stress semanal, estende-se aos domingos. A cidade não tem um parque decente pra que a população faça atividade física, que promova habitos esportivos, ou simplesmente quem opte por sentar à sombra de uma árvore e ler um livro!
    Até quando estes governantes vão se omitir em proporcionar melhor condição de vida a nós? E nós, munícipes, cidadãos, está chegando a hora em darmos a resposta aos governantes que nos envergonham! Vamos dar um basta em outubro! Vamos mostrar quem de fato manda!
    Temos um poder enorme em mãos, vamos nos unir e banir os sangue-sugas de nossa cidade.

  4. De quem foi a ESTÚPIDA idéia de colocar uma ciclovia nessa Barão de Mauá? Minha geeente, essa cidade (nada) maravilhosa não tem estrutura alguma pra isso!!! 1 faixa pros poucos ciclistas e outra pros carros, motos e ônibus virou satanás em forma de trânsito! Aff…

  5. É importante estimular o uso da Bicicleta assim como a pratica de esporte o, espaço é publico e o sedentarismo é uma realidade; Mas com certeza essa iniciativa precisa ser REPENSADA, pois nossa cidade não tem uma estrutura adequada e a maioria está ficando prejudicada. Será essa uma ação política que pensa em todos??? Será que realmente estão preocupados com a saúde da população??? Não existem outros espaços na cidade, precisa ser na avenida principal que já tem transito intenso a semana toda???

  6. achei a pior coisa q fizeram em Mauá, a barão não tem espaço nem pra pedestre imagina de domingo q não é um dia calmo, pois o movimento é grande. fiquei chocada com a ambulância passando na ciclofaixa e quase atropelou uma criança, fiquei 1 hora no transito sentido bairro. horrivelllllllllllll

  7. “Nosso prefeito e suas ideias” , ele colocou faixa exclusiva para ônibus em uma avenida que não tem porte para isso, nem pela quantidade de faixas e também pela quantidade de trabalhadores que passam por ela, isso causou um caos na vida do trabalhador, não melhorou nada em questão de agilidade o terminal continua bombando, continuamos esperando ônibus de 30 a 40 minutos “Dentro do Terminal”, quando não temos que escutar do motorista “ESPEROU SÓ 30 MINUTOS” , fora termos que passar esse stress todo durante a semana, agora até no domingo temos que pensar em sair de casa poque essa avenida é um caos, eu concordo com a ideia da ciclovia, porem não na principal avenida onde o fluxo de carros já é grande, e não dá para fazer tudo na mesma avenida, qual será sua próxima ideia prefeito? Isso esta beneficiando quem? porque não somos nós munícipes. É um absurdo!

    Maualixo#

  8. Horrível a cidade n tem suporte para uma ciclovia. Levo em média 10 minutos da minha casa ate o centro da cidade , porem com a ciclovia demorei Quase 1 hora. Querem fazer bonito colocando una ciclovia .porem as ruas estão todas esburacadas. Pagamos ipva , seguro obrigatório , multas e na hora q Prescisamos sair aos domingos com nosso s carros n podemos por q ficamos horas parados no trânsito q ja e ruim e com uma ciclovia q ocupa mais da metade da pista., e q na passa mais de meia dúzia de bicicletas e ridículo. Parabéns maua.

  9. Mauá não tem estrutura física para este tipo de esporte…querem imitar as cidades do ABC que foram PLANEJADAS como em Ribeirão e em São Caetano, pois lá funciona, simplesmente porque as avenidas tem 3 FAIXAS e uma destinada bicicleta.
    Por favor… não sou de MAUÁ, mas me mudei para MAUÁ e não vejo a hora de mudar de MAUÁ. Razões:
    – Sair para trabalhar: FAIXA EXCLUSIVA
    -Voltar para casa: FAIXA EXCLUSIVA
    – Visitar as família de domingo ou passear no Shopping : FAIXA DE BICICLETA
    – Ir ao mercado de domingo: Faixa de BICICLETA
    -Andar 3 KM para comprinhas básicas: TRANSITO, TRANSITO, TRANSITOOOO
    RESULTADOS?
    NERVOSISMO
    ANSIEDADE
    STRESS
    INDIGNAÇÃO

    FALTA RESPEITO COM O CIDADÃO…
    FALTA PLANEJAMENTO
    FALTA PENSAR NO PRÓXIMO…

    Não só porque uma cidade fez, que Mauá tem que fazer…

    • Esse prefeito de Mauá, é uma piada(de mau gosto, é claro…)Ele está fazendo a mesma coisa que fez com o transporte…faz uma porcaria e ainda por cima coloca nos meios de comunicação que tudo isso tem agradado ao povo de Mauá, como se o povo estivesse contente com essa situação…Precisamos cair na real na hora de votar.Chega de tanta falta de respeito!!!!!!

  10. Infelizmente! esse prefeito tem que investir em infraestrutura e não tira as ruas e fazer delas como ciclovias, essa é minha cidade. Mas tenho que concordar que está a desejar . Por falta de pessoas compromissada que estão no poder.

  11. Olha na minha opinião creio sim na bicicleta como modal de transporte, o problema na Barão é q só tem duas faixas, eu não andei lá no domingo, mas de semana na Barão vejo carros estacionados na faixa da esquerda inadmissível numa pista arterial em Mauá,não sei se de domingo estão estacionados lá…..bom senso parte de todos!!! Mas uma coisa é fato estamos rumando ás bicicletas e aos modais coletivos pq o nível de trânsito está deixando nossas cidades em colapso, milhares de carros em todos só se vê uma pessoa se locomovendo ou melhor travando o trânsito tbm!!! Não se iludam não existem mais espaços pra carros nas ruas, não tem mais como fazer avenidas, viadutos etc…só se começarmos á demolir prédios, casas e edificações pra liberar mais espaço pra tantos carros isso é uma questão de física, não há espaço, e eu nem to contando o fator poluição dos veículos automotores!!

  12. Bem, com tantas outras prioridades em uma cidade tão abandonada, e um ser estúpido o qual nem sei quem foi, o qual é desconhecedor do trânsito caótico de Mauá, como se não bastasse tantos outros fatores referentes ao trânsito p inventar uma ciclovia em uma avenida principal, a qual nem comporta em suas duas únicas faixas nem os carros da referida cidade, inutilidade, não podemos transforamar tal avenida em uma rua de lazer, pq a mesma nem comporta..sou a favor sim de uma ciclovia mas em lugares adequados os quais não atrapalhem o trânsito e nem colocando o ciclista em risco…

  13. Bom dia!

    Eu tive o prazer de pedalar por Mauá-SP dezenas de vezes desde a década de 80, 90, 00, 10…

    São em sua maioria: pessoas educadas e esclarecidas comigo.
    Não sou de nenhum partido, mas acredito que há pessoas filiadas ou ligadas à partidos políticos monitorando/comentando postagens ligadas à feitos políticos!

    Noto que foi executada obra/ação contribuindo para os ciclistas faço questão de elogiar, o que é o caso. O contrário também é fato se o prefeito ou vereadores erram.

    ======================================

    Como havia escrito anteriormente: cada um pode pensar o que quiser, mas têm que direcionar essa “energia” elogiando ou reclamando no local correto nesse caso!

    http://www.maua.sp.gov.br/

    Reclamar aleatóriamente sem critérios não muda o fato. Apenas gera uma poluição visual para os leitores sem objetivo, externando sentimentos sem argumentos.

    ======================================

    Gruta Santa Luzia – Sempre fui prontamente atendido com educação e prestatividade.
    Prendo a bicicleta no paraciclo com 20 vagas e percorri o parque como descrito na postagem por locais limpos e bonitos. Olhando as fotos que registrei percebo que não há nem mesmo papéis de bala no chão e a limpeza da água da nascente do Rio Tamanduateí permite que a superfície do rio/lago reflita as paisagens nas fotos!!!

    http://www.joaozinhomenininho.blogspot.com.br/2002/07/brasil-maua-sp-gruta-santa-luzia-e.html

    *Lamento muito que você somente tenha más experiências na própria cidade e no convívio social em Mauá-SP. Tenho muitos amigos no Grande ABC e sou realizado (família, estudo, trabalho…)
    e muito feliz e satisfeito por viver esse crescimento das vias cicláveis no Brasil (ciclovias, Ciclorrotas, Ciclofaixas…)

    ======================================

    Parabéns à Prefeitura de Mauá por diversificar os modais na Av. Barão de Mauá com faixa exclusiva de ônibus e faixa exclusiva de bicicletas!
    Muita coisa têm de ser feita pela cidade, mas é um começo.

    E se um dia desejar pedalarmos todos juntos estou a disposição! Bicicleta faz bem para a saúde:

    http://www.centroodontologicodatijuca.com.br/fica-dica-beneficios-da-bicicleta/

    ♫♫♫ Menos motor, mais amor♫♫♫
    ♫♫♫ Menos motor, mais amor♫♫♫
    ♫♫♫ Menos motor, mais amor♫♫♫

    Cicloabraços
    Joãozinho

    • Realmente Joaizinho, tenho a certeza de que não sabes o que está dizendo…
      Quanto a reclamação já fui pessoalmente à prefeitura, tentei por e-mail também junto à Câmara!
      Acredito que teremos de acionar o MP pra judicialmente acabar com esta palhaçada…
      Sou a favor de bike, skate, caminhada, corrida, mas isso num local apropriado, sem risco à população. Criar parques em diversas regiões da cidade poderia ser uma alternativa, vc não acha? Vc sabia que o art. 224 e 225 da lei orgânica do município prevê a criação de espaços de lazer? Prevê ainda a destinação de recursos para este fim? E mais, o legislador trata o assunto como prioridade!
      Enfim, não estou filiada a nenhum partido político. Sou uma cidadã atenta aos seus direitos e deveres e de olho no que meus representantes andam fazendo pra piorar minha vida!
      Eu mesma instiguei pelas redes sociais as pessoas deixarem sua opinião aqui, considerando a reportagem tendensiosa e não comprometida com a realidade dos fatos. Creio que fica evidenciado ao leitor que visita a página que a reportagem está falha e não tem compromisso com a verdade.

      • Sra Gisele:

        Para reclamar sobre a reportagem: procure o RD Repórter Diário.
        Para reclamar sobre Mauá-SP: Procure a Prefeitura de Mauá-SP.
        Para reclamar sobre seus representantes: Procure o vereador e prefeito.
        Para instigar redes sociais: Utilize Facebook/Twitter… (não tenho nenhum deles)
        Para discutir leis, artigos, resoluções, decretos… : procure um advogado.

        Tentar criar dúvidas ou deméritos nas minha palavras (“..não sabes o que está dizendo…” ou “… está mal informado…” etc etc etc) é um grande erro e perda de tempo.

        Possuo um Renault Zero (paguei IPVA, DPVAT, Licenciamento, Seguro…) mas eu escolho deixá-lo na garagem e utilizar apenas para situações que realmente necessitem! Eu não tento convencer as pessoas a deixar seus carros particulares em casa como eu faço! Prefiro pegar minha bicicleta e avançar ou o transporte público, o veículo particular é minha última opção… pois sim, eu penso na coletividade!

        Muito simples: se todos continuarem a insistir em utilizar seus carros particulares como vem acontecendo em todas as cidades, em todas as situações: congestionamentos aumentarão até que tudo absolutamente no trânsito pare!

        Vamos pensar juntos?

        Eu não tenho as respostas prontas, tenho somente as perguntas… O que é melhor: Todos em seus carros particulares ou a diversificação de modais (ônibus, bicicletas, pedestres, veículos, metrô, trem…)? Sugerir novas idéias aos governantes (e-mail, site, carta, pessoalmente, audiência públicas…) ou ficar reclamando (pessoalmente, internet…)? Utilizar os transportes de massa ou apenas pensar em si mesmo usando o veículo particular? Votar corretamente na urna ou ficar reclamando por 4 anos até a próxima eleição?

        Quando fazemos as pessoas pensarem através de questionamentos respeitamos suas inteligência, a imposição da vontade particular sobre o coletivo demonstra falta de respeito pelos demais!!!

        Mais uma vez, cada um têm o direito de pensar, falar, escrever… mas tem que direcionar essa “energia” para o local correto, como já citado anteriormente! Reclamar ao vento sem argumentos consistentes não muda em nada o fato!

        Todos os munícipes de Mauá-SP podem continuar a utilizar seus veículos particulares pensando no individual em detrimento ao coletivo, mas eu continuarei pedalando minha bicicleta que não polui, não faz barulho, não dá gasto, não gera trânsito… esse é o meu posicionamento… não tem que ser o posicionamento de ninguém!

        Lembre-se: Todas as vezes que estiver parado no congestionamento com seu carro, passarei pedalando sorrindo e feliz… avançando rapidamente!

        Cicloabraços
        Joãozinho

  14. Eu fui na Ciclofaixa de Maua dia 08 de junho e gostei

    Tem alguma tchuuuurma da Bicicletada que vai pedalar juntos
    na ciclofaixa de lazer de Maua no próximo domingo?

  15. Mauá não tem nem calçada para o pedestre andar.Acho que o prefeito (não esqueçam, lembrem bem desse nome e do seu partido em 2016), Donizete praga decidiu criar transito no único dia que a Avenida Barão tinha um pouco menos de transito. É pior prefeito da historia.Sem falar do transporte e do terminal rodoviário de Mauá que está uma porcaria.Fora Donizete , fora pt.

  16. Acredito ser necessário a criaçào de ciclo faixas ,mas infelizmente na avenida Barão de Mauá foi uma imensa falta de visão frente aos fatos,em 13/07 minha mãe faleceu após dar entrada no Hospital América , moro na avenida Barão de Mauá ,e fico a me perguntar se eu tivesse chegado minutos antes teria mudado a situaçào?Hoje consigo falar neste assunto com mais tranquilidade mas com a mesma indignação .Porque não criar vias de acesso por paralelas a avenida ?Fui acompanhar o trecho da Gruta…nào há investimentos no local!Não seria viável melhorar o que temos,para após análise consciente ampliarmos novas possibilidades?Hoje alerta-se gradativamente este percurso ,pois acredito terem verificado a ineficiência desse projeto nesse contexto.Quanto gastamos do dinheiro público com obras existentes sem eficácia necessária?Pessoas qualificadas devem verificar os transtornos criados por inoperâncias de idéias mal dirigidas.Fica a dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s