Diadema inaugura mais uma ciclofaixa de lazer

Diadema inaugura mais uma ciclofaixa de lazer


Rafael Ribeiro

Do Diário do Grande ABC

Andréa Iseki/DGABC

Com entusiasmo e grande participação. Assim a população de Diadema encarou, na manhã de ontem, o primeiro dia de funcionamento da nova ciclofaixa de lazerda cidade, que usará trecho da esquerda em toda a extensão da Avenida Ulysses Guimarães, de oito quilômetros. Cerca de 500 pessoas, segundo a Prefeitura, compareceram para estrear o espaço.

É a segunda ação desse tipo na cidade, que desde 2012 contava com ciclofaixa de lazer de 2,5 quilômetros, que passa pelas avenidas Almiro Sena Ramos, Paranapanema e Luís Carlos Prestes. Ambas funcionam todos os domingos, entre 7h e 16h.

Na abertura oficial, o prefeito Lauro Michels (PV) afirmou que parcerias com o governo estadual e a FPC (Federação Paulista de Ciclismo) proporcionará aos usuários o empréstimo de bicicletas para quem quiser dar suas pedaladas. Os interessados podem usar o veículo por duas horas, mediante apresentação de documento com foto.

Além disso, será aberta escola para ensinar aqueles que não sabem se equilibrar sobre duas rodas. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, das 9h às 16h, no Clube Municipal Mané Garrincha, localizado à Rua dos Cariris, 195. As aulas serão ministradas no Clube Piraporinha – Distrital Padre Anchieta, na Avenida Dona Ida Cerati Magnini, altura do número 700.

Quem optou pelas pedaladas na manhã ensolarada de ontem aprovou a iniciativa. Era o caso do autônomo João Belli, 52 anos. Acompanhado de dois filhos e do sobrinho Henrique, 5, ele exaltou as qualidades da ciclofaixa sem deixar de cobrar mais espaços do tipo. “Deveriam ampliar, montar pistas de corrida e caminhada nesses canteiros horríveis de avenidas”, apontou.

O funcionário público Fernando Costa, 31, morador do bairro Serraria, lembrou que a ciclofaixa era reivindicação antiga. “Todo mundo aqui queria ter lugar apropriado para poder pedalar tranquilo”, disse. “Agora, temos que aproveitar.”

A empolgação era maior entre os menores. Eram eles quem puxavam os mais velhos, sem se intimidar em encarar os longos quilômetros. “Não teve jeito e tive de vir, ele está bem empolgado”, disse Luciano Bispo da Silva, 77, ao lado do neto Guilherme, 12.

Anúncios

3 respostas em “Diadema inaugura mais uma ciclofaixa de lazer

  1. O lamentável dessa ciclofaixa de lazer é que a AV. Ulisses G. deveria ter uma ciclofaixa permanente, a lei foi aprovada pela câmara na década de noventa do século passado, mas ignorada por vários prefeitos.
    O atual prefeito afirmou pessoalmente para mim que Diadema não terá ciclofaixa nem ciclovia. A troca do PT pelo PV não mudou nada. De verde este prefeito não tem nada.

  2. Eu quero acreditar que a Ciclofaixa de Diadema (assim como as demais ciclofaixas de outras cidades) é apenas um primeiro passo, no processo de evolução da mobilidade nas cidades. Muita coisa têm que ser feita pelos representantes políticos (vias para pedestres, vias cicláveis, corredores de ônibus, metrô do ABCD…).

    Vou continuar trabalhando, orientando e disseminando as boas práticas de mobilidades pessoalmente e pela internet, fazendo minha parte!!! E cobrando os prefeitos e vereadores, em algum momento, seja nesse mandato ou daqui décadas, tem que surtir efeito positivo.

    Cicloabraços
    Joaozinho

  3. Resolvi comentar aqui novamente porque esta faixa simplesmente não funciona mais.
    Hoje fui com minha filha e esposa para o centro pela Av. Ulisses G. para aproveitar a ciclofaixa de lazer e simplesmente o passeio tornou-se uma selvageria e luta pela própria vida.
    Os carros passam o tempo todo pela faixa e como somos obrigados a entrar na contramão é assustador e muuuuiiiito perigoso.
    Vários ciclistas foram vistos mas ninguém ousa usar a faixa. Teimoso que sou, insisti mas fui hostilizado o tempo todo.
    A prefeitura criou um elefante branco, gastou fortuna em propaganda e agora abandonou os ciclistas a própria sorte.
    Sem punição aos motoristas e segregação com os cones estamos ferrados.
    Obrigado prefeito, 2016 está chegando e já sei em quem não votar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s