Plenária deliberativa coloca bicicleta como prioridade em São Bernardo

Aos ativistas do pedal:

Na segunda-feira (14/05/2012) aconteceu no CRI (Centro de Referência do Idoso) a plenária deliberativa do orçamento participativo sobre a região central de São Bernardo do Campo-SP.

Qualquer residente do município pode se inscrever na plenária de sua região. Nas mesmas são levantadas questões, propostas e reclamações, que posteriormente são votadas para definir as prioridades dos bairros e da cidade como toda.

Eu, residente da região central da cidade, ciclista e usuário de transporte público conheço há mais de uma década os problemas de mobilidade urbana da cidade. Portanto, apresentei através de minha mãe, Elzi Silvério Ferraz, uma proposta sobre mobilidade urbana pensando nos modais de transporte público coletivo e transporte individual não poluente como prioridades.

Acontece que já estão previstos 11 corredores de ônibus na cidade. Sendo que 5 estão em estudo e 3 em projeto. 

Ou seja, a parte que nos interessa (ciclistas) é que a proposta foi mais que bem aceita e virou a prioridade do município, não apenas do bairro. Sabemos que a esfera do poder público tem muitas falhas e prazos delicados mas para uma cidade onde reina a indústria automobilística considero uma vitória da sociedade saber que na próxima plenária geral poderá ser debatida a obrigação da instalação de bicicletários e paraciclos em vários estabelecimentos da cidade, além da estrutura de ciclovias e ciclofaixas, mesmo que a última aos finais de semana, nos moldes de Bogotá quando iniciava sua transformação urbana (ao menos foi proposto).

Manterei todos informados para comparecerem nas próximas plenárias para votarem para que essa prioridade continue e opinarem sobre como essas mudanças podem se concretizar com medidas efetivas de curto, médio e longo prazo.

Se qualquer concretização for efetivada, lembremos de cobrar todas as realizações e prazos junto às autoridades.

Seguimos na luta, pedalando sempre. Mudando do micro ao macro.

Abraços,

Sambeirada

Anúncios

Uma resposta em “Plenária deliberativa coloca bicicleta como prioridade em São Bernardo

  1. Caro amigo,
    Eu propus , junto ao Verador Pastor Ivanil, um projeto tornando obrigatorio a instalaçao de paraciclos em todos os próprios municipais. Ele disse que esta sendo examinado pelo jurídico. Fico feliz em encontrar mais um cicloativista, por aqui. Conte comigo para ações que visem a mobilização para conseguirmos que a bicicleta tenha a visibilidade e seja vista como meio de transporte individual sustentavel.
    No mais fico por aqui e pode me enviar noticias sempre que as tiver.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s