SP: ABC tem 133 ciclistas acidentados

segunda-feira, 26 de março de 2012
 
No ano passado,133 foram vítimas de acidentes de trânsito
Ciclistas brigam por espaço nas ruas da região Paduardo/Futura Press/ Arquivo

Os ciclistas apostam em um meio de transporte alternativo ao carro e com menor impacto ao trânsito e meio ambiente. Mas acabam se tornando alvo fácil em vias em que a prioridade são as quatro rodas. Apenas em 2011, o trânsito do ABC – na Grande São Paulo- registrou ao menos 133 acidentes com ciclistas.

Os dados sobre colisões envolvendo bicicletas na região são confusos. O Corpo de Bombeiros, responsável por atender aos casos, não possui informações relativas ao meio de transporte.  Nos departamentos de trânsito, apenas São Bernardo tem números consolidados de 2010 e 2011. Houve crescimento de 9% no período, 67 e 73 casos, respectivamente.

Em Santo André, os dados são referentes  ao primeiro semestre do ano passado: 58. Em 2010 todo, foram 142. São Caetano afirmou ter registrado apenas dois acidentes em 2011.

O Metro ABC participou na semana passada do fórum de discussões virtuais do movimento Bicicletada ABC. O grupo de ciclistas luta por mais espaço nas ruas da região e promove passeios mensais. O cenário relatado pelos adeptos da bike é de clima de guerra. As queixas estão ligadas principalmente a conduta dos motoristas.

“Tenho contato próximo com o bruto da frota do Centro de Santo André e o panorama é caótico”, disse o membro do grupo Rauda Graco. A recomendação do ciclista para quem quer usar bicicleta é optar por ruas secundárias ao realizar o percurso.

Sobre as ciclovias no ABC, que somam 13 km nas três cidades, os questionamentos dos usuários são sobre a finalidade das vias. “A bicicleta é vista como lazer. Por isso as ciclovias são construídas em locais afastados (ou parques)”, disse o integrante do grupo que se identificou como André.

Campeãs de acidentes com ciclistas

Santo André

1- Avenida dos Estados

2- Avenida Industrial

3- Avenida Capitão Mário Toledo do Carmargo

São Bernardo

1- Avenida Maria Servidei Demarchi

2- Avenida Brigadeiro Faria Lima

3- Avenida do Taboão

São Caetano

1- Avenida Kennedy

2- Avenida dos Estados

3- Avenida Goiás

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/transito-sp/noticia/?id=100000493676

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s