Um pouco sobre ciclismo

Históricamente a bicicleta no Brasil sempre foi motivo para lazer e divertimento. Embora tenha chegado ao Brasil juntamente com os imigrantes, trazidas desmontadas em suas bagagens – por essa razão, as regiões que mais receberam imigrantes tem um contingente maior de bicicletas, ou talvez, “um costume maior de uso de bicicletas”. A bicicleta ainda não é muito conhecida.

O ciclismo mesmo é uma modalidade bem pouco conhecida e transmitida nos meios convencionais de notícias. Estamos cada vez mais com eventos esportivos em nosso país, e no entanto, permanecemos com um pouco investimento em muitos esportes.

O ABC, historicamente, sempre foi um polo esportivo, com muitas áreas para natação, basquete, volêi, etc. Nas décadas de 70 e 80, a equipe Pirelli de Ciclismo (equipe de Santo André) dirigida por José de Carvalho formava e buscava ciclistas, criando grandes nomes no ciclismo nacional além de ser tornar, juntamente com a equipe Caloi (equipe de São Paulo), um dos maiores casos de rivalidade do ciclismo brasileiro.

Através do esporte, podemos tornar também conhecida a bicicleta não apenas como meio de lazer e divertimento, como também meio de transporte. A busca constante pela saúde, pelo bem-estar e novos hábitos de vida, podem e devem incluir a magrela em seu dia-a-dia.

O problema de nossa região, não é diferente do restante do Brasil. Faltam lugares, investimentos, áreas pra pratica esportiva. Nas ruas faltam faixas para ciclistas (ou skate, etc..), informação, fiscalização no trânsito e principalmente: Respeito.

Penso que o esporte pode nos ajudar a tornar a magrela mais conhecida, quem sabe com os jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 fomente a busca por novas áreas esportivas que o Brasil tem potêncial e tão pouco investimento.

Tenho certeza que se os órgãos responsáveis criassem um velódromo em nossa região, como no passado, sairiam ícones e nomes que só ajudariam na divulgação da bicicleta como meio e forma de uma sociedade mais humana e menos motorizada. Mas, muito pode ser feito para a prática desse esporte, cabe a nós também cobrarmos nossas autoridades.

 

 

Anúncios

2 respostas em “Um pouco sobre ciclismo

  1. É muita honra saber q nossa região, (o Grande ABCDM), já foi um celeiro de ciclismo, infelizmente muitos desconhecem a realidade transcedental das bikes e não á valorizam. Graças á ela conquistei qualidade de vida e conheci muitos amigos, (verdadeiras celebridades), q ás vezes sinto saudades, esse ano fui pouquissímo nas Bicicletadas ABC por causa de meu serviço, mas torço q cada vez + sejam arrebanhados + e + ciclistas ao nosso Icomensurável ABCDMRPRGS e todo o Brasil!!!Excelentes pedaladas irmão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s