Passeio Cicloturistico Rota Marcia Prado 2010

05/12/2010

Passeio Cicloturistico Rota Marcia Prado 2010

Dia 18 de dezembro de 2010 acontece o segundo Passeio Cicloturistico pela Rota Márcia Prado em São Paulo. Em 2009 a rota teve como ponto inicial a estação Grajaú da CPTM, mas em 2010, a Rota estará sinalizada desde o inicio da Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto a estação Vila Olímpia da CPTM, passando por São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e Santos.


Foto William Cruz

 

Mas o que é a Rota Marcia Prado?

A Rota Marcia Prado é uma sugestão de uma rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou.

Desde 2009 o Instituto CicloBR vem encabeçando negociações com vários órgãos governamentais para que essa rota seja aberta em definitivo. Atualmente o único empecilho para a viabilização da Rota Márcia Prado seria que o governo do Estado, junto com a concessionária Ecovias, criasse uma alternativa para que o ciclista que chegasse a Imigrantes tivesse um meio de acessar o Parque da Serra do Mar.

O Instituto CicloBR já apresentou diversas propostas, mas até o momento não há uma posição oficial, nem por parte do governo do estado, tão pouco da Ecovias, concessionária responsável por administrar a Rodovia dos Imigrantes. Já o Parque da Serra do Mar, responsável pela estrada de manutenção da Imigrantes, deu parecer positivo para que o ciclista passe pelo parque para chegar ao litoral.

E o que é o Passeio Cicloturístico da Rota Márcia Prado?

Em 2009, o Instituto CicloBR realizou um evento teste, sinalizando todo o trajeto, desde o Grajaú até a cidade de Santos, para demonstrar tanto a viabilidade quanto o potencial da rota. Nesse evento, mais de mil ciclistas saíram de São Paulo e chegaram ao litoral paulista pela rota.

Apesar de ser um teste, o evento em si foi muito positivo e engrandecedor, ocorrendo após o evento uma enorme cobrança para que ele fosse repetido todos os anos.

Devido a isso, o Instituto CicloBR, em assembléia geral, decidiu organizar anualmente um grande passeio cicloturístico pela Rota Márcia Prado, até mesmo quando ela finalmente for aberta em definitivo a população. Para o evento de 2010, foi escolhida a data do dia 18 de dezembro para a realização do segundo Passeio Cicloturístico pela Rota Márcia Prado.

Como será o Passeio Cicloturistico Rota Márcia Prado 2010?

Em 2009, o ponto de partida foi na Estação Grajaú. Foi realizada uma parceria com a CPTM para que os ciclistas pudessem acessar a linha esmeralda da empresa durante a manhã do dia 19/12/2009.

Em 2010 manteremos a parceria com a CPTM, portanto os ciclistas poderão ir de trem até a estação Grajaú, mas haverá também um segundo ponto de partida, que será na Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto à estação Vila Olímpia e uma saída inaugural as 7h00 da manhã do mesmo local.

Portanto para o ciclista sair nessa massa, basta aparecer até as 7h00 da manhã no Início da Ciclovia da Marginal Pinheiros junto à estação Vila Olímpia. Lá será dada uma largada simbólica e a partir daí os ciclistas seguem pedalando, cada um no seu ritmo, por todo o trajeto da rota, apenas se guiando pelas placas com setas amarelas que estarão espalhadas por todo o trajeto.

O ciclista que não quiser ou não conseguir se juntar a essa massa, poderá acessar a rota tanto da Ciclovia como da estação Grajaú, usando ou não o sistema da CPTM. A única preocupação que o ciclista deve ter é a de chegar ao Parque da Serra do Mar até as 15h00, pois a partir desse horário, não será permitido que o ciclista acesse o parque, para que ele não corra o risco de ter que pedalar a noite.

Portanto nossa sugestão para as pessoas que estão iniciando no Cicloturismo, é que estejam as 7h00 da manhã na entrada da Ciclovia e partam com a massa, assim terão tempo suficiente para chegar ao parque, bem como em caso de problemas, poderão receber apoio tanto dos demais ciclistas como dos voluntários do CicloBR que estarão no trajeto.


Foto Luddista

A rota pode ser percorrida por qualquer pessoa?

A Rota Márcia Prado, partindo do Grajaú tem um trajeto de 80 kms, já da Ciclovia da Marginal tem 100 kms. Apesar de haver uma grande descida, o trajeto é longo e há várias subidas, trechos em terra e tem uma dificuldade média para o Cicloturismo.

A rota é indicada para pessoas que já pedalam com certa regularidade e que não tenham nenhum problema físico. Uma boa maneira de saber se você conseguirá fazer o trajeto com tranquilidade, é realizar um pedal na cidade de cerca de 40 quilômetros em um intervalo de 3 horas. Se conseguir fazer sem grandes dificuldades, é bem provável que você esteja apto a percorrer o trajeto.

Dicas para cicloturistas iniciantes

Faça já uma revisão na sua bicicleta e principalmente nos freios, se necessário troque pois eles serão bem exigidos na descida da serra. Na entrada do Parque da Serra do Mar, voluntários do Instituto CicloBR farão uma avaliação em cada bicicleta, verificando principalmente o sistema de freios e se eles não estiverem em boas condições, não será permitido que o ciclista acesse o parque. O Ciclo Cidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (http://www.ciclocidade.org.br/) gentilmente cedeu o espaço da “Mão na Roda” para que seja feita uma oficina de manutenção prévia de bikes para quem vai fazer a rota, essa oficina funciona em caráter de “faça-voce-mesmo”, ou seja, voce chega lá com sua bike e voce mesmo faz a manutenção, com a ajuda de todos e pessoas mais experientes em mecanicana, sua bike ficará pronta para a viagem. A oficina ocorrerá dia 16/12 no Espaço Contra Ponto, rua Medeiros de Albuquerque, 55 Vila Madalena, veja como chegar: http://contraponto55.ato.br/como-chegar/

O trajeto é em sua maior parte em ruas asfaltadas, mas há cerca de 20 quilômetros em ruas de terra. O ideal é que a bicicleta tenha pneus híbridos, já que o trecho de terra, se não estiver chovendo, é possível ser percorrido com pneus de asfalto sem grandes problemas.

Se vai dormir no litoral e precisará levar roupas, instale um bagageiro na bicicleta e coloque sua bagagem nele. Nas costas leve no máximo uma mochila de hidratação.

Se vai voltar no mesmo dia, nossa sugestão é que volte de ônibus até o Jabaquara. Se você vier de fora da cidade, o melhor a fazer é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaquara e de lá seguir pedalando até a estação Vila Olímpia da CPTM. Mas não pedale pela Avenida dos Bandeirantes, use essa rota sugerida para ir até a estação.

http://www.bikely.com/maps/bike-path/Jabaquara-Ciclovia-Marginal

Se hidrate muito durante a viagem e se alimente, jamais pedale com fome. Leve frutas secas, barras, gels de hidratação e até mesmo um lanche se possível. Se sentir fome pare e se alimente, jamais pedale com fome ou sede.

Em caso de dúvidas, mande um e-mail para rotamarciaprado@ciclobr.org.br pois voluntários do Instituto irão ajudar a esclarecer todas suas duvidas.

Prepare sua bicicleta e participe do Passeio Cicloturistico da Rota Márcia Prado. Este ano esperamos uma massa de dois mil ciclistas, junte-se a nós e vamos mostrar o quanto queremos essa rota para o próximo ano, você faz parte desta luta e esperamos comemorar mais essa conquista em 2011.

Fonte: http://www.ciclobr.com.br/rota_marcia_prado.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s