Na Contramão

Muitas vezes, nas agitadas vias das 7 cidades do ABC, nos deparamos com ciclistas na contramão, na completa inversão do fluxo. Diria que estes sim estão mostrando que a bicicleta supera o automóvel, muitas vezes dando a própria vida para provar isso. Sim, já vi muitos ciclistas cairem por estarem na contramão. Já vi rodas da frente entortadas, e até mesmo ciclistas que estavam na mão certa se prejudicar ao dar espaço para o bravo ciclista da contramão em ruas e avenidas movimentadas.

Por mais que seu conhecimento sobre a ditadora do automóvel seja feroz em seu coração, será que vale arriscar tanto assim? Não é apenas sua vida que está em jogo, mas também a do próximo. Recentemente, em uma das ruas aqui de Santo André, que só tinha apenas um sentido, era uma subída para os veículos motorizados – assim ao menos sinalizava as placas e desenhos no chão. Um ciclista, aproveitando o embalo da descida na contramão; desce tão rápido, que um motoboy que ia entrar nesta mão caiu, para não derrubar o ciclista ou atropela-lo. Engraçado que eu como ciclista sempre espero que o que causou o acidente pare, não foi o caso deste ciclista. Ele não parou e sumiu em questão de segundos.

Se eu for contar as várias histórias que já vi nas ruas, caberia em um livro. Mas o que quero alertar é o perigo que você ciclista corre e causa ao pegar lugares tão movimentados na contramão. Tenha ciência que suas atitudes pode prejudicar outras pessoas também. Seguir o fluxo também é uma forma de divulgar a bicicleta como meio de transporte, ao poucos, no compasso de um pedal, mudando a compreensão de todos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s